Bolsas e Financiamentos

Estrelas do Enem

O Estrelas do ENEM é um benefício concedido ao aluno de acordo com a pontuação geral obtida no Exame Nacional do Ensino Médio. Cada pontuação no ENEM corresponde a uma porcentagem de desconto. As bolsas perduram durante todo o curso, desde que o aluno cumpra os requisitos estabelecidos pelo edital. Click aqui para baixar o Edital

O PRAVALER é um crédito universitário que permite você pagar seus estudos ao longo do tempo, de uma maneira mais leve. Você pode financiar as mensalidades do seu curso de graduação, pós-graduação e técnico.
E como isto é possível? Simples, você já deve estar acostumado parcelar muita coisa hoje em dia, a casa, o carro, o celular, o computador. Pois então, o PRAVALER é um financiamento estudantil e oferece a possibilidade de você parcelar também a sua faculdade, a pós-graduação, o MBA, ou um curso. Hoje, o crédito universitário PRAVALER é o maior programa de crédito estudantil privado do país.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O que é o P-Fies?

O P–Fies é o Programa de Financiamento Estudantil, destinado à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As condições para concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.

Quem pode participar?

Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Para se inscrever para as modalidades Fies e P–Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos. Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P–Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.
Para mais informações acesse:
fiesselecao.mec.gov.br

O que é?

Criado pelo Governo Federal em 2004, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas - em cursos de graduação - a estudantes brasileiros que ainda não tenham o diploma de nível superior.



Quem pode?

É voltado aos alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou particular de ensino na condição de bolsistas integrais, com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O estudante pode concorrer a bolsas de 100% (podendo ser alterada para o segundo semestre de 2013.), de acordo com sua renda familiar. 

Só poderá se candidatar ao processo seletivo do ProUni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior e obtido o mínimo de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. As bolsas são distribuídas conforme as notas dos estudantes no ENEM.

No site do ProUni, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do programa. Ao efetuar a inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até três instituições de ensino superior, cursos e turnos dentre as opções disponíveis, de acordo com o seu perfil. 

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no ENEM do ano anterior. Os candidatos pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino munidos dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. As instituições de ensino superior podem realizar um processo seletivo próprio para definir os beneficiados. Nesses casos, os estudantes serão informados com antecedência. 

Os candidatos aprovados serão incluídos no ProUni, com emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa. 

Saiba mais
Central de Atendimento do Ministério da Educação.
0800 616161


Localização:


Financeiro da Administração Geral FUPAC
Silvana Braun (FIES e PROUNI) Tel.: (32) 3339-4927
Endereço Rodovia MG 338 Km 012 – Colônia Rodrigo Silva – Barbacena - Portão 2

© Copyright 1998/2019 - Faculdade Presidente Antônio Carlos de Lambari - (35) 3271-2107
Normas | Segurança e Privacidade | Direitos Autorais | Política Anti-Spam