24/05/2013

EDUCAÇÃO NA FLORESTA É EXEMPLO DE INTERDISCIPLINARIDADE

No dia 24 de maio de 2013, o agrônomo e educador Pieter Joan Van der Veld ,a convite da Faculdade Presidente Antônio Carlos de São Lourenço e do Colégio Imaculado Coração de Maria, compartilhou com educadores e estudantes do ensino médio e superior sua experiência educacional na Escola Indígena Utãpinopona Tuyuka, na Floresta Amazônica, divisa com a Colômbia. A escola tem como objetivo fortalecer a atuação dos jovens em suas comunidades por meio de uma formação que valorize a cultura tradicional, o aprendizado pela pesquisa e o preparo para o trabalho dentro da própria terra indígena.

"É uma das melhores experiências em curso no Brasil, uma referência obrigatória na construção de currículos, revitalização da língua materna indígena e produção de materiais para uso nas salas de aula", disse Kleber Gesteira, coordenador de educação escolar indígena do Ministério da Educação.

Em São Lourenço, diante de um auditório repleto e entusiasmado, Pieter demonstrou como a Escola Tuyuca consegue articular o conhecimento sistematizado e as novas tecnologias à cultura nativa. Por exemplo, elaborando o conceito do número Par a partir da medição da circunferência de árvores na mata. As oficinas temáticas, o trabalho de campo, a pesquisa e os registros feitos com desenhos, gráficos, tabelas e na língua Tuyuca comprovam como a educação contextualizada promove a aprendizagem interdisciplinar, significativa e eficaz.

Atualmente, a língua Tuyuca, que estava à beira da extinção, é falada por todos dentro e fora da sala de aula e possui uma literatura própria. A educação na floresta traz um belo exemplo de como é possível produzir conhecimento consistente, independente de mecanismos de controle disciplinar e processos avaliativos obsoletos e com eles transformam pessoas e sociedades.

© Copyright 1998/2017 - Fundação Presidente Antônio Carlos de São Lourenço - (35) 3331-4107
Normas | Segurança e Privacidade | Direitos Autorais | Política Anti-Spam