ENADE



O QUE É O ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

O Enade tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

O Enade é desenvolvido com o apoio técnico de Comissões Assessoras de Avaliação de Áreas e Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral. Essas comissões, compostas por especialistas de notório saber, atuantes na área, são responsáveis pela determinação das competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliadas e todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada pelo Enade.

Disponível em: Manual do ENADE



A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO ESTUDANTE


A aplicação do Enade é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação - MEC.

Conforme disposição do art. 5o, § 5o, da Lei no 10.861/2004, o ENADE constitui-se como componente curricular obrigatório. O registro de presença do aluno é indispensável para a emissão do histórico escolar e participação na cerimônia de colação de grau, devendo ser inscrito no histórico do Estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação.

Todo estudante habilitado tem a obrigação legal de participar do ENADE durante seu curso de graduação. Essa obrigatoriedade curricular se divide em dois momentos: a realização da prova ocorre num momento inicial do curso (como ingressante) e ao final (como concluinte).

Conforme PORTARIA NORMATIVA Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2012, serão considerados "Estudantes Ingressantes" aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2012 e "Estudantes Concluintes", aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições.

O estudante selecionado que não comparecer ao referido Exame estará em situação irregular junto ao Enade/MEC e, consequentemente, impedido de colar grau e receber o diploma e histórico de conclusão do curso.

O Enade, além de favorecer a construção de uma Educação Superior de qualidade e prestígio acadêmico, por meio de um curso bem avaliado, propiciará a continuidade das bolsas do PROUNI, o qual garante o ingresso do aluno de baixa renda ao ensino superior, bem como a permanência do financiamento Estudantil - FIES. O Estudante submetido ao exame, que alcançar um bom desempenho individual, poderá conquistar, com destaque, uma vaga no mercado de trabalho e, ainda, solicitar a concessão de bolsas de estudo em Cursos de Pós-graduação.



ESTUDANTE PREPARE-SE PARA O ENADE


  • Inteire-se e participe da proposta de avaliação de sua Faculdade;

  • Informe-se junto aos setores próprios da Faculdade ou na Rede UNIPAC sobre as principais diretrizes que norteiam o eixo da Avaliação de Desempenho do Estudante;

  • Busque se informar junto à coordenação do seu curso e/ou da rede de serviços de sua Faculdade sobre os projetos em desenvolvimento, metodologias, proposta de formação e programas de extensão, bem como sobre a relação entre os Planos de Ensino e os conteúdos programáticos, e destes com as Diretrizes Curriculares do seu Curso e os objetivos específicos do Enade;

  • Participe da divulgação sobre os principais objetivos do Enade, promova em sua turma reflexões e colabore, sempre que possível, com a organização do processo, junto ao corpo acadêmico de seu curso e, prepare-se com antecedência ao dia do Exame;

  • O ENADE é um importante momento da sua vida acadêmica. Ao realizá-lo você estará representando seu Curso, sua Faculdade e atestando suas competências e habilidades, por isso estude e saiba que seu futuro depende de sua iniciativa, criatividade e a responsável participação social;

  • Mantenha-se atualizado sobre a legislação que regulamenta o Enade, assim como a programação divulgada pelo INEP/MEC, por meio do cronograma anual, que estará disponível no site: http://www.inep.gov.br;


CONFIRA AQUI OS PRINCIPAIS LINKS DE ACESSO AO ENADE

http://portal.inep.gov.br/

http://portal.inep.gov.br/enade

http://portal.inep.gov.br/perguntas-frequentes1

http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos



© Copyright 1998/2017 - Fundação Presidente Antônio Carlos de Itabira - (31) 3831.0679 / 3834 4586
Normas | Segurança e Privacidade | Direitos Autorais | Política Anti-Spam